![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhps5_tbXSGcIvET65HtRqBnL-nAS_V8q0kJxMQ0Zx5V7MFAsQmXKV2QbWahcfySctAIibBxY6kHzvbq_-EJfUwOVwS_600Ps0RgQMiQapcN1_Zck8oeWfxiXvN8fjDqkSNAs9EwwKpBp0/s400/ZeusbyGenzo.jpg)
Zeus é o Senhor dos Céus e Deus Supremo da Mitologia Grega. Filho mais novo de Cronos, rei dos Titãs, e Réia, nascido no Monte Ida, Ilha de Creta. Conhecido pelo nome romano de Jupter, tinha como irmãos Poseidon (ou Posídon),Hádes, Deméter,Héstia e Hera de quem era tambem marido, e pai de diversos deuses, como Atena, Ártemis e Apolo, e semi-deuses, como Herácles.
Zeus sempre foi considerado um deus do tempo, com raios,trovões, chuvas e tempestades atribuídas a ele. Mais tarde, ele foi associado à justiça e à lei. Havia muitas estátuas erguidas em honra de Zeus, sendo que a mais magnífica era a colossal estátua de Zeus em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os jogos olímpicos eram realizados em sua honra.
Segundo o mito, durante muito tempo quem governou a Terra foi o tirano Urano (o Céu). Até que foi deposto por Cronos, seu filho. Então Urano profetizou que Cronos também seria destronado por seu próprio filho. Cronos, temendo a maldição, passou a devorar vivos os próprios filhos, logo que estes nasciam. Vários bebês tiveram esse destino. Sua mulher Réia, porém, não podia deixar de amar seus filhos. Assim, após dar a luz a um menino, Réia enganou o marido, dando um potro a Cronos. Este ansioso por se proteger da profecia, devorou o potro sem perceber o embuste. Alguns poetas, de forma diferente, dizem que Cronos engoliu um saco de pedras. Réia levou o filho salvo para um local seguro, dando-lhe o nome de Zeus (tesouro que reluz).
Nenhum comentário:
Postar um comentário